Antes de falar sobre a produção e transmissão de shows ao vivo pela internet, que tal um momento nostalgia?
Do DVD as Live Shows
Se você tem mais de 25 anos, deve lembrar do período dos DVDs, uma mídia com espaço suficiente para guardar dados de som e voz. Era muito bom quando ganhávamos o DVD de um show ao vivo da nossa banda ou artista preferido. Reuníamos os amigos em casa, organizávamos os comes e bebes e a festa estava feita!
Essa mídia, totalmente disruptiva para a época, começou a ganhar espaço no Brasil a partir de 2002. Em 2007 o DVD da popular Ivete Sangalo, Ao Vivo no Maracanã, superou a venda de meio milhão de cópias, conquistando espaço no ranking dos DVDs mais vendidos no mundo.
O tempo passou e as plataformas de streaming, uma forma de transmissão de som e imagem através de uma rede de computadores, tornou possível acessar o seu show preferido a qualquer momento, de qualquer lugar, sem a necessidade de obter uma mídia ou realizar um download.
Numa fase mais adiante e recente da história, a transmissão de shows ao vivo pela internet passou a ser a bola da vez, especialmente com o advento da pandemia, em que o distanciamento social passou a ser necessário. É claro que nada substitui a emoção e o calor de estar presente em um grande show ao vivo, mas bons momentos entre famílias, amigos, ou até mesmo sozinho, curtindo um bom drink, passou a ser uma excelente opção de entretenimento.
Atentas a essa oportunidade, marcas passaram a investir no patrocínio e promoção de Lives Shows, como uma forma muito eficiente de relacionamento com o público.
A seguir relacionamos cinco benefícios que justificam o investimento da sua empresa em Live Shows:
Associação de marca à artistas consagrados no meio musical
A música é um dos meios culturais mais fortes para vincular uma marca. Evidentemente que a escolha da atração deve ser bem planejada. O artista precisa ter identidade com o seu público e isso já é um grande passo para o sucesso da sua live show.
Impulsionamento de venda no lançamento de produtos
Marília Mendonça que o diga. Os chinelos usados por ela durante sua primeira live show lideraram as vendas das Havaianas na semana seguinte. Seria uma forma criativa e diferenciada de anunciar o lançamento de um produto, não é mesmo? Mas claro, é importante entender o seu público para realizar a abordagem de maneira coerente, respeitando também o perfil do próprio artista. Testes neurológicos já detectaram maior atividade de uma região cerebral chamada Córtex Orbitofrontal Medial (mOFC), responsável pela associação entre estímulos neutros e afetivos, ou seja, o público transfere os sentimentos que têm em relação às celebridades para o produto e anunciante. Conclusão: seu produto tem grandes chances de vender mais quando anunciado em uma live show.
Recorrência para lembrança de marca
Há marcas que vão além de uma única live show e criam seu próprio festival, formando recorrência e consequentemente reforçando a lembrança da marca. Foi o caso do Circuito Brahma, que conectou milhões de brasileiros e que deixou a marca da empresa bem presente na mente das pessoas.
Viabilização de custos e ampliação de alcance
Uma Live Show possui um custo bem inferior do que um evento ao vivo. É claro que por trás das câmeras há o envolvimento de uma equipe técnica especializada, e isso requer um bom orçamento. No entanto, elimina-se grandes despesas relacionadas à estrutura física e logística. Talvez sua empresa não conseguiria viabilizar a contratação de uma banda que demandaria passagens aéreas, hospedagens, alimentação, além do transporte de equipamentos. Mas numa Live Show isso se torna possível. Você elimina custos e investe na qualidade e expressividade da sua atração. Além disso, a transmissão pode alcançar um público presente em qualquer parte do Brasil ou do mundo, algo num evento presencial seria impossível. Finalmente você poderá reunir todos que deseja, sem limite de capacidade e barreiras impostas pela distância.
Um presente para o seu público
Para se ter uma ideia, logo no início do isolamento, o sertanejo Gusttavo Lima alcançou 750 mil acessos simultâneos, recorde quebrado por Marília Mendonça, que chegou a surpreendentes 3,2 milhões de acessos. Seu objetivo pode não estar associado à quantidade de audiência, limitando-se a um público mais restrito ou uma plateia mais intimista. Mas uma coisa é comum em qualquer situação: o contexto e a forma como esse momento é planejado pode torná-lo um belo presente, como era, há 20 anos, um DVD.
Como uma forma de se relacionar com seus públicos, o modelo de Live Show é hoje uma ótima opção para marcas que desejam conquistar empatia e vincular-se ao consumidor em um momento de emoção e alegria. Você ainda tem alguma dúvida sobre como realizar uma Live Show para reforçar seu relacionamento com seu público? Conte com a SB+ Eventos e faça acontecer.