Alisson Barcelos
Cofundados da SB+ Eventos e Diretor de Eventos Especiais da ADVB/SC
O cenário mundial atual trouxe mudanças nas rotinas de todos e de praticamente todas as profissões. No setor de eventos não foi diferente – falei sobre isso no meu último artigo. E se pudermos avaliar “o lado bom do ruim”, temos de perceber o quanto o nosso trabalho evoluiu. Conseguimos antecipar em anos o que estava por vir quando o assunto é a tecnologia aplicada para os eventos.
Falo da tecnologia como um todo, mas especificamente daquela que trabalha a inteligência de dados que facilita a tomada de decisões mais assertivas. Desde que entramos em quarentena, o time multidisciplinar que compõe a SB+ Eventos se dedicou a estudar tecnologias e maneiras de desenvolver um evento 100% online ou híbrido – parte online e parte presencial – de forma a levar uma experiência memorável aos participantes.
Tarefa de casa cumprida, juntamos nossa expertise como organizadores de eventos de ponta e ponta à Event Mining e com a Hybri, e inovamos. Fomos pioneiros no Brasil – e, logicamente, em Santa Catarina -, ao oferecer análise de dados, de sentimentos e de reputação dos eventos (webinares, shows e talk shows) – tudo em tempo real. Este é um novo formato de avaliar resultados, de afinar o discurso e de se comunicar de forma eficaz com o público, mesmo à distância.
A forma de consumo mudou, e as empresas que se dispõem a realizar um evento têm de entender quem são as pessoas que estão participando de suas ações e o que elas querem. Neste sentido, a inteligência de dados vai além da análise baseada em número de cliques, de visualizações e de comentários. Ela qualifica o evento. Por meio de plataformas de streaming e de aplicativos, é possível analisar os chats e os sentimentos, aplicar gamificações e entender o que faz o participante se engajar e o que ele espera.
Como essa análise é feita em tempo real, é possível repassar essas informações ao palestrante e ao mestre de cerimônias para que interajam ou orientem enquetes que vão gerar ainda mais dados em cima da sensação dos participantes. Essa inteligência em tempo real também ajuda a provocar correção de rotas durante o evento e inclusive no pós-evento, e vai contribuir para a tomada de decisões assertivas no planejamento estratégico.
Esta é a nossa solução, a nova forma de encantar os clientes e de tornar a jornada do participante ainda melhor. E ela chega num momento importante para o setor de eventos – quando conteúdos e informações se transformam rapidamente -, pois podemos traçar novas metas, gerar novas experiências e potenciar o relacionamento criando ações com foco no resultado para que o sucesso do evento seja total. Uma grande oportunidade de se destacar e de se tornar referência para o seu público com resultados estratégicos.