O mercado de eventos sempre foi uma parcela significativa do PIB Brasileiro. Inclusive, de acordo com dados da ABRAPE, atualmente equivale 7,4% dos empregos gerados no Brasil. Agora que apresentamos esses dados, vamos voltar um pouco no tempo e relembrar 2020, com a chegada da pandemia e paralisação total dos eventos.
Já deu para reviver o nervosismo, não é mesmo?
E foi da premissa de fazer a diferença que surgiu o Otimisze-se, um projeto iniciado pela SB+.
Continue lendo e saiba mais sobre.
O que foi o Otimisze-se?
Durante o período de crise, a SB+ tinha duas opções: ficar parada ou entrar em movimento. Foi quando o OTIMISZE-SE nasceu. E apesar de a primeira vista, o nome parecer um pouco estranho, ele é a união de dois pilares do movimento:
- Otimismo – capacidade de ver o lado bom e que para tudo há uma solução;
- Otimização – otimismo na ação. É criar oportunidades com resultados.
O Otimisze-se tinha como objetivo inspirar e motivar pessoas e empresas a transformarem o momento atual com atitudes de otimismo e otimização com foco no propósito da coletividade.
E com o suporte de muitos apoiadores, o movimento foi dividido em 2 momentos:
1 – Suporte aos profissionais autônomos do mercado de eventos
O mercado de eventos não envolve somente uma equipe organizadora de eventos. Na verdade, a organização é minoria.
Grande parte dos profissionais que trabalham em um evento são freelancers como profissionais de limpeza, carregadores, iluminadores, garçons, seguranças, técnicos e assistentes que dependem ativamente dos eventos para sobreviver. E com a paralisação, muitos ficaram em condições extremamente vulneráveis.
Por isso, o primeiro passo do Otimisze-se foi mobilizar e arrecadar valores para o envio de cestas básicas para as famílias desses profissionais.
Com o movimento, foi possível arrecadar mais de R$17 mil reais que se transformaram em cestas básicas destinadas às 315 famílias cadastradas por nossos parceiros.
2 – Incentivar o pensamento e a ação estratégica durante uma crise
OTIMIZAR é a AÇÃO de criar oportunidades com planejamento e flexibilidade, elaborando alternativas que geram eficiência e potencializam resultados. Otimizar é fortalecer, idealizar, criar, aprimorar planos e estabelecer prioridades para atingir os objetivos com assertividade.
Por isso, por meio de eventos online, fizemos parte da onda das lives, com shows incríveis de artistas locais e também mentorias empresariais que tinham como objetivo acolher, orientar, inspirar e dar dicas de como os profissionais poderiam descobrir, reinventar e transformar esse momento numa oportunidade para as suas empresas.
Quem foram os parceiros que toparam a ideia junto conosco?
- Agência Webink – Desenvolvimento do site do movimento;
- Fabi Félix, da Izycom – Estratégia de comunicação;
- Codde Digital – Divulgação nos meios digitais e mentoria para o público empresarial;
- Apoio Comunicação – Divulgação junto à imprensa;
- Fabio Amaral – Programas de mentorias para o público empresarial;
- Banda Taj Mahal – Apoio na divulgação na live da banda dia 18/04/2020;
- Lugui Live Marketing, Balaio Produções e Zero Problema Produções – Cadastramento dos profissionais a serem beneficiados com as doações e logística de entrega.
Juntos somos MAIS
Aqui na SB+ Eventos, nosso time de talentos, especialistas em tornar sonhos em realidade, é apaixonado por compartilhar ideias. Pensar fora da caixa para criar experiências fora do comum.
Acreditamos que juntos SOMOS MAIS. Mais estratégia, mais solução, mais resultados. E o sucesso do Otimisze-se nos mostrou isso.
E mesmo que o mercado de eventos já tenha voltado a girar mantemos o nosso conselho: inspire-se e motive-se.
Seja OTIMISTA e OTIMIZE.