Participar de feiras de negócios relacionados ao seu setor é uma opção estratégica entre as diversas iniciativas de marketing e vendas que podem ser previstas no seu plano de ação para o próximo ano. Você pode estar presente como expositor, patrocinador, palestrante. As formas são diversas.
Durante a pandemia as feiras foram suspensas, e agora, com o avanço da vacinação, começam a retornar com tudo. Sim, com tudo!
Imagine, após mais de 1 ano de pavilhões desertos, com empresas, clientes, parceiros e fornecedores recolhidos em home office, o mercado está sedento por novos negócios e todas as oportunidades que uma feira costuma gerar. Mas quais são essas oportunidades? A gente listou algumas para você que ainda está em dúvida sobre participar de uma feira como expositor.
Integração e aproximação com o mercado
Tangibilizar a sua presença em uma feira de negócios é dar a oportunidade para o contato pessoal e direto com quem mais importa para você e sua empresa. Imagine, por exemplo, uma indústria, que muitas vezes conta com uma cadeia de vendas extensa até chegar ao consumidor final: em um ambiente como uma feira, ela tem a oportunidade de se integrar com indivíduos que compõem essa rede, estreitar relacionamento, abrir um canal de comunicação, interagir e saber mais sobre as expectativas e experiências com a sua marca. Você dá a oportunidade de contato direto com a sua empresa, e por sua vez, também usufrui dessa aproximação, do olho no olho, sem intermediários. Conecta a sua marca com as pessoas que mais importam, dentro de um ambiente especialmente preparado para essa ocasião.
Geração de novos negócios
Uma das principais metas ao participar de uma feira é a geração de novos negócios. Pense que ali está um público 100% interessado no tema do seu evento, pessoas que muitas vezes se deslocaram de outros estados especialmente para esse fim. Cabe a você pensar na melhor forma de recebê-las e apresentar o seu diferencial, destacando-se entre tantos expositores. Muitas empresas planejam o lançamento dos seus produtos em sintonia com feiras importantes para o seu setor, aproveitando o momento para apresentá-los oficialmente ao mercado. O espaço, a qualificação dos profissionais que representam a sua empresa e todas as boas experiências que você cria nesse ambiente aumentam as chances de atração e fechamento de novos negócios.
Networking
As feiras são ótimas oportunidades para você ampliar o seu networking entre seus públicos de interesse, os chamados stakeholders: clientes, parceiros, fornecedores, profissionais do seu setor. Além de muitas vezes ser um ponto de encontro para conhecer pessoalmente aqueles que você se relaciona ao longo de todo ano.
Benchmarking
Você já pensou que as feiras costumam reunir os principais players do seu mercado. E nesse momento, é possível observar como essas empresas que são referência estão se apresentando. Aproveite para observar tendências, fazer perguntas, trocar ideias e aprender, inclusive avaliando como você está se saindo em relação à concorrência.
Presença de marca
A participação da sua empresa em feiras que são referência no seu setor reforça a sua presença no ecossistema e diz muito sobre a sua marca. O resultado disso está diretamente relacionado às experiências que cria nesse ambiente. Por isso, é muito importante que essa presença seja bem planejada, enriquecida de detalhes, e que você prepare aquilo que possui de melhor para apresentar ao público, gerando uma imagem positiva e credibilidade. Lembre-se: Quem está ali, está validando a sua marca. Esses eventos costumam atrair autoridades, formadores de opinião e muitas vezes a imprensa, aberta e especializada, atenta às novidades dos expositores. Isso pode gerar uma repercussão que vai além dos pavilhões.
Contar com os parceiros certos nessa iniciativa é crucial para que tudo aconteça dentro do esperado. A SB+ Eventos possui ampla experiência no planejamento de estandes e ações de relacionamento em feiras de diversos setores. Conte com a nossa equipe para conquistar seus objetivos e se diferenciar nas feiras que deseja participar.